Exame de sangue:
O exame de sangue é realizado pela coleta de uma pequena amostra capaz de detectar uma série de doenças que acometem o organismo. Existem diversos tipos de exames de sangue, cada exame é definido e específico para sua finalidade.
Para realização de alguns exames, é necessário jejum:
Lactentes: realizar a coleta imediatamente antes da próxima mamada (usar intervalo habitual da criança).
Crianças de até 5 anos: preferencialmente realizar a coleta pela manhã, após o jejum noturno habitual. Mínimo de 4 horas e máximo de 12 horas. NÃO é recomendado jejum maior que o habitual da criança.
Crianças acima de 5 anos e adultos: jejum mínimo de 8 horas e máximo de 12 horas.
Exame de Urina:
Na urina podem ser encontradas uma série de substâncias invisíveis a olho nu. Através do exame de urina, é possível identificar várias informações sobre o organismo: infecções, funcionamento dos órgãos, condições hormonais e até mesmo presença de substancias ilícitas.
Os exames de urina mais solicitados para análise são:
Urina Tipo 1: Deve ser colhida a primeira urina da manhã, ou com pelo menos 3 horas de concentração. Antes da coleta é necessário fazer uma higienização ou tomar um banho, para que não haja risco de contaminação. Após a coleta, levar imediatamente ao laboratório.
Urocultura: Para a realização desse exame, o ideal é que o mesmo seja colhido no laboratório e seguir as instruções de coleta do exame de Urina tipo 1.
Urina 24 horas: Para iniciar a coleta desse exame, é necessário que ao se levantar, esvazie a bexiga e despreze toda urina no vaso. Deste momento em diante, toda as vezes que urinar, durante o dia e a noite, as urinas devem ser armazenadas no frasco de urina 24 horas e mantida na geladeira. Após terminar a coleta, levar o material ao laboratório.
Obs: o frasco apropriado para a realização desse exame é fornecido pelo laboratório.
Exame de Fezes:
Através do exame de fezes é possível identificar a presença de bactérias, vírus, parasitas, distúrbios hepáticos e até mesmo sangramento gastrointestinal.
O exame de fezes deve ser colhido por uma amostra, pelo próprio indivíduo. É importante que as fezes não se misturem com a urina ou mesmo com o líquido do vaso sanitário, para que não haja contaminações que possam alterar os resultados.
Obs: a amostra de fezes pode ser armazenada na geladeira.